Ação inédita da Prefeitura de São Paulo é apresentada na Casa do Pátio Digital

 

Na terceira edição dos Encontros Abertos, no dia 25 de maio, uma ação inédita na Prefeitura de São Paulo foi anunciada: a abertura de códigos de softwares e sistemas utilizados na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa faz parte da política de governo aberto da SME, o Pátio Digital, cuja sede hospedou o evento.

O encontro reuniu programadores, empreendedores, pesquisadores, professores e especialistas na temática, que discutiram as formas de colaboração da sociedade nesse processo. Os participantes falaram sobre suas experiências e debateram as melhores práticas de colaboração do movimento Open Source no Brasil e no mundo.

Os Códigos Abertos são fundamentais para políticas de governo aberto e de inovação tecnológica. Isso porque quando um órgão público disponibiliza o código-fonte de seus softwares e sistemas, todos ganham: a comunidade técnica pode contribuir com melhorias; a academia pode realizar pesquisas sobre implementação de tecnologias; novas oportunidades surgem para empresas que utilizem códigos abertos em seus modelos de negócio; outras cidades podem adotar a solução e a sociedade ganha com mais transparência na aplicação de recursos para tecnologia.

O primeiro sistema a ser aberto foi o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), utilizado no cotidiano das escolas para registro de aulas, informações sobre notas e frequência dos alunos. Mas abrir os códigos não significa disponibilizar os dados que estão no sistema: estes continuam a ser protegidos por sigilo. A disponibilização dos códigos permite que a estrutura do sistema possa ser replicada em outras cidades sem necessidade de autorização, e as melhorias implementadas externamente também podem ser incorporadas pela SME sem custos.

Os códigos apresentados no evento estão disponíveis no repositório da Prefeitura (https://github.com/prefeiturasp) e serão permanentemente aprimorados.