Com informações referentes aos anos de 2014 a 2016, a base dá sequência ao Plano de Dados Abertos da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicou os Microdados de Servidores, que apresenta dados sobre o perfil dos servidores da Pasta por área (sexo, idade, nível de formação) e os cargos-base e atual referentes aos anos de 2014 e 2016. A base foi gerada a partir dos registros da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP) e também fornece informações sobre atribuição de aulas dos docentes.

Com o objetivo de instrumentalizar e estimular pesquisadores e interessados a desenvolver futuras análises da rede, a publicação permite um estudo da trajetória desses profissionais e outras possibilidades de análises complementares às já realizadas a partir dos microdados do Censo Escolar, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Governo Federal.

Três aspectos da base ainda serão desenvolvidos e inseridos futuramente: a adição de informações referentes a licenças e cursos; agregação de dados anteriores a 2016, conforme limpeza e tratamento de bases mais antigas, havendo total publicidade das bases de 2010 a 2013.

Política de Dados Abertos

A publicação dos Microdados Servidores integra o eixo de Transparência Ativa e Dados Abertos da Estratégia de Governo Aberto da Secretaria Municipal de Educação – o Pátio Digital -, cujo Comitê Gestor tem como membro o Centro de Informações Educacionais (CIEDU). A sequência de publicações de dados da RME-SP segue o cronograma estabelecido pelo Plano de Dados Abertos, lançado em abril de 2017.

A Secretaria Municipal de São Paulo se empenha para criar uma infraestrutura adequada para a abertura de dados e, atualmente, 26 bases já estão disponibilizadas no Portal de Dados Abertos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Também é possível acessar o cronograma de publicações no Plano Anual de Transparência Ativa e Dados Abertos.