Fernanda Campagnucci, coordenadora do Pátio Digital, apresenta plano de ações para 2018 no primeiro Encontro Aberto do ano

Um grupo com cerca de 30 pessoas, entre cientistas de dados, estudantes e interessados em tecnologia e dados abertos, se reuniu no Pátio Digital no primeiro encontro aberto (meetup) do ano, na noite da última quinta-feira, 1° de fevereiro: o Encontro Aberto #07 — Esquenta 2018. Foram apresentadas ações planejadas para 2018, como alguns projetos, desafios, oficinas, cursos, enquetes e conteúdos.

Os primeiros participantes começaram a chegar e muitos deles não conheciam o Pátio, estavam participando pela primeira vez. “Vi uma oportunidade de estabelecer contato com pessoas engajadas na área de tecnologia, governo aberto e educação, por isso resolvi participar”, diz o estudante de Ciência da Computação Eduardo Laurentino, de 23 anos.

O objetivo da reunião era reunir e integrar a comunidade interessada em tecnologias que melhorem a educação na cidade de São Paulo e nos temas de atuação do Pátio Digital, que são: transparência e dados abertos, colaboração governo-sociedade e inovação tecnológica.

Para Laurentino, a ideia do primeiro encontro do ano foi um sucesso. “Me surpreendi com a dinâmica de trabalho que é bastante rica em termos de discussão e atuação”, conta. O estudante elogia também a atuação do Pátio na abertura de dados. “Em menos de um ano já existe muito trabalho de transparência de dados feita, e saber que existe iniciativas concretas quanto a isso é realmente animador”.

Durante a apresentação das ações, a que mais chamou atenção do aluno de Tecnologia da Informação Vinícius Rezende, de 20 anos, foi o projeto TEG (Transporte Escolar Gratuito). Rezende conta que achou a proposta de problema inovadora. “Mapear algo como barreiras físicas é desafiador e ousada, porém necessário para solucionar problemas que atrapalha a vida de muitos alunos”, diz.

Comunidade se reúne para compartilhar conhecimentos sobre dados abertos, transparência, tecnologia e participação social

Com o projeto TEG, o Pátio Digital busca garantir o benefício Transporte Escolar Gratuito a quem precisa, mapeando as barreiras físicas. Abrir base de dados com as coordenadas geográficas das residências dos alunos, sem colocar em risco a privacidade dos cidadãos, foi um dos desafios.

Os Encontros Abertos são um espaço informal de diálogo entre governo e sociedade, promovido pela SME (Secretaria Municipal de Educação). O próximo Encontro acontecerá no dia 22/02, às 19h, na Casa do Pátio Digital, e o tema será “Especial Bots”.

A inscrição no Meetup é necessária para garantir que o espaço acomode a todos. Participe!

Encontro Aberto #08 — SAVE THE DATE — Especial Bots

Data: quinta-feira (22/02)

Local: Casa do Pátio Digital (Rua Buri, 35, Pacaembu)

Horário: das 19h às 21h30