Programa de Cooperação em Pesquisa

Conhecimento e dados abertos aplicados aos desafios da educação pública municipal

1ª Seleção de Projetos 

de Pesquisa

Os grupos selecionados pela SME e UNESCO serão financiados para desenvolver projetos que respondam aos desafios de pesquisa deste ciclo de fomento.

Inscrições Prorrogadas!

Manifeste seu interesse até 19 de agosto de 2018.

Veja aqui as Diretrizes para Manifestação de Interesse

Princípios do Programa

A partir do Programa de Cooperação em Pesquisa, a Secretaria Municipal de  Educação estabelece mecanismos para o desenvolvimento de projetos e ações que estimulem a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais do município.

Facilidade no acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, divulgação e discussão dos resultados de pesquisa, realização de seminários temáticos e trocas entre pesquisadores e gestores são os eixos de cooperação.

O Programa está pautado em seis princípios de “Open Science” ou Ciência Aberta, com o objetivo de difundi-los e incentivá-los para sua adoção no campo acadêmico.

Acesso Aberto

Dados Abertos

R

Códigos Abertos

w

Fomento À Participação de Pares

Participação Cidadã

Metodologias Abertas

Fomento à Pesquisa

Em parceria com a Unesco, a SME lança a 1ª seleção de projetos de pesquisa acerca da educação municipal, a partir dos princípios da Ciência Aberta. Os grupos selecionados serão financiados para desenvolver projetos de pesquisa que respondam aos desafios de pesquisa priorizados a cada um dos ciclos de fomento. Ao longo do processo serão proporcionados encontros entre os pesquisadores e gestores municipais e, ao final, seus resultados serão divulgados em um Seminário e em Cadernos de Pesquisa. 

Banco de Desafios

Principais desafios de pesquisa identificados pela SME. Com atualização periódica, alguns serão financiados em parceria com a Unesco, por meio de edital de seleção, enquanto os demais estarão disponíveis para que instituições de pesquisa e pesquisadores interessados possam “adotá-los”.

Acesse o Banco da SME e conheça alguns desafios de pesquisa acerca da educação municipal!

wdt_ID Eixo Desafio Situação Publicações
1 Avaliação de programas e políticas Frequência na recuperação paralela: impactos na permanência e resultados escolares Tema disponível para fomento (edital de chamamento público) -
2 Qualidade e resultados educacionais Permanência dos jovens na Educação de Jovens e Adultos
3 Avaliação de programas e políticas A ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público)
4 Avaliação de programas e políticas Frequência na recuperação paralela: impactos na permanência e resultados escolares Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
5 Qualidade e resultados educacionais Identificar práticas de gestão e práticas pedagógicas que potencializam o "efeito escola" - -
6 Qualidade e resultados educacionais Avaliação na Educação Especial - -
7 Qualidade e resultados educacionais Ações de formação continuada: identificação de necessidades e alcance na Rede Municipal de Ensino (docentes e equipe gestora) - -
8
9 Qualidade e resultados educacionais Mapeando a avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
10 Qualidade e resultados educacionais Análise de necessidades e das ações de formação voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
Eixo Desafio Situação Publicações

Baixe a versão completa dos desafios aqui!

Se você, pesquisador/a ou integrante de Centro de Pesquisa , tiver interesse de participar voluntariamente da colaboração, envie um e-mail ao Pátio Digital: patiodigital@sme.prefeitura.sp.gov.br.

Cooperação com Escolas e Universidades

 

Estabelecimento de mecanismos de cooperação para o desenvolvimento de projetos e ações que estimulem a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais do município.

Facilidade no acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino

Divulgação e discussão dos resultados de pesquisa

Realização de seminários temáticos

w

Trocas entre pesquisadores e gestores