O que é o Pátio Digital?

O Pátio Digital é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que, por meio do fortalecimento da transparência, da participação social e do desenvolvimento de novas tecnologias, aproxima diferentes grupos da sociedade civil por um objetivo maior: a melhoria da educação na cidade de São Paulo. Foi instituída por meio da Portaria nº 3.786 de 17 de abril de 2017, da Secretaria Municipal de Educação.

Encontros mensais, desenvolvimento de soluções inovadoras e parcerias para a realização de pesquisas são apenas algumas das iniciativas que compõem o Pátio Digital. Dê uma olhada em cada um dos projetos e fique de olho na programação!

O Pátio Digital se estrutura em três eixos:

Transparência e Dados Abertos

O acesso à informação pública é fundamental para pensarmos os desafios da educação na cidade. Por meio de uma política de transparência e abertura de dados permanente, a SME vai disponibilizar informações acessíveis à população e também bases de dados para a construção de aplicativos e pesquisas.

“Quantas matrículas há na Rede Municipal de Ensino?”, “Qual a demanda por creche na cidade de São Paulo?” são algumas das perguntas que podem ser respondidas por meio do Painel de Monitoramento. Se você quiser o dado bruto, pode achar pelo Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo. Para organizar e dar transparência a esse processo de abertura, a SME publicou seu Plano Anual de Transparência Ativa e Dados Abertos.

Colaboração Governo-Sociedade

Os desafios da Educação Básica não são nada fáceis de solucionar, e por isso acreditamos que quanto mais pessoas pensarem juntos, mais ideias inovadoras surgirão. O Pátio Digital vai proporcionar espaços e metodologias para promover interação e trocas entre grupos de diferentes setores da sociedade.

Os Encontros Abertos (meetups) são momentos de discussão de ferramentas e tendências para a gestão das políticas educacionais e tecnologias para a aprendizagem. Já a Rede de Cooperação Técnica vai reunir pesquisadoras e pesquisadores interessados pelos temas de investigação propostos pela Secretaria.

Inovação Tecnológica

A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para aproximar o poder público da população e de suas demandas. Se construída de maneira aberta e colaborativa, a tecnologia também contribui para solucionar os desafios presentes no dia a dia da gestão da Rede de Ensino.

O Pátio Digital propõe um Ciclo de Inovação Aberta, no qual cidadãs e cidadãos são chamados a discutir e apresentar ideias de aplicativos para a Educação municipal. A Seleção de Apps  será realizada por meio de editais públicos, periodicamente. A SME também vai manter um Repositório de Códigos Abertos de seus programas. Fique de olho!

A Casa do Pátio

Espaço de encontro, trabalho colaborativo e oportunidades de desenvolvimento de projetos com a comunidade do Pátio Digital.

Reformada recentemente, a casa Sérgio Buarque de Holanda, por onde passaram grandes intelectuais  do século 20, agora vai abrigar uma comunidade vibrante que quer colaborar com iniciativas para melhorar a qualidade da educação pública municipal.

R. Buri, 35 – Pacaembu, 01246-050