Resultados: Enquete do Uniforme escolar

A Secretaria de Educação de São Paulo recolheu a opinião da comunidade escolar sobre os kits de uniforme escolar, que, atualmente, contêm cinco camisetas, cinco pares de meia, uma jaqueta, um blusão, uma calça, uma bermuda e um par de tênis.

Mais de sete mil pessoas opinaram sobre a qualidade e a forma de distribuição dos kits de uniforme escolar até o dia 6 de agosto de 2017. Confira nesta página alguns resultados e baixe o relatório completo da enquente!

Quem respondeu à pesquisa?

pessoas responderam

%

vinculados à Educação Infantil

%

vinculados ao Fundamental I

%

vinculados ao Fundamental II

Perfil dos participantes

Educandos(as), pais, mães ou responsáveis, professores(as), diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos, servidores(as) do quadro de apoio e cidadãos em geral responderam à pesquisa. Confira a proporção de cada um deles no gráfico ao lado:


Qual o tipo da escola?

Os participantes também identificaram qual o tipo de escola a qual estão vinculados: Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) ou Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

Como os itens foram avaliados?

As avaliações detalhadas podem ser acessadas na base de dados da pesquisa, disponível para download no final da página.

Qualidade

A maioria dos participantes fez uma boa avaliação da qualidade dos itens. As camisetas foram as mais bem avaliadas nesse quesito nos três segmentos. A calça no Ensino Fundamental II foi exceção ao perfil: 51,5% qualificaram a qualidade das peças como “ruim”.

Quantidade

As camisetas e os pares de meia foram qualificados como suficientes pela maioria em todos os segmentos. Já nos outros itens, as respostas apontaram no sentido de que poderia haver mais itens na composição, com exceção da jaqueta, que, no E.F II, também foi classificada como suficiente pela maioria.

Obrigatoriedade de uniforme

Distribuição dos uniformes

Atualmente, o uniforme é distribuído a todos os alunos, independente de escolha. Na sua opinião de pais, mães e responsáveis e dos educandos(as), grupos mais relevantes para essa avaliação, a distribuição deve ser:

Educandos(as)

Pais, mães ou responsáveis

A base de dados com a íntegra das respostas desta enquete está disponível para download no Portal de Dados Abertos