1ª Seleção de Projetos 

de Pesquisa

Serão financiadas instituições para o desenvolvimento de pesquisas, em quatro temas, ao longo de 12 meses.

 

As instituições qualificadas receberam, por e-mail, o convite para participar do edital.

Etapa 1

 Manifestação de Interesse

30 grupos manifestaram interesse em participar da Seleção por meio do preenchimento do formulário online. Conheça as Diretrizes para Manifestação de Interesse e a estrutura do formulário

Etapa 2

Detalhamento dos Projetos

As instituições qualificadas com base nos critérios estabelecidos nas “Diretrizes para Manifestação de Interesse” foram convidadas para detalhamento dos projetos e propostas orçamentárias. Veja a lista de instituições qualificadas.

Etapa 3

Seleção

Um comitê vai escolher as melhores propostas com base nos critérios divulgados previamente às instituições qualificadas. Os projetos selecionados serão financiados pela UNESCO. Em breve divulgaremos os resultados da Seleção. Aguarde!

Etapa 4

Desenvolvimento

Os projetos selecionados terão duração de 12 meses, com entregas periódicas de produtos e participação de eventos. 

#FicaDica

No Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo, há uma variedade de bases de dados referentes à educação municipal.

As bases “Microdados Matrículas” e “Perfil de Turmas e Unidades Educacionais em Funcionamento”, por exemplo, podem ser importantes insumos para o desenho do Projeto!

Tira-Dúvidas

Listamos aqui algumas dúvidas que as equipes podem ter.

Quem pode se inscrever nesta seleção de projetos de pesquisa?

Poderão se inscrever faculdades, universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras, de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas.

Pesquisadores podem se inscrever individualmente?
Não. Essa seleção é voltada para grupos de pesquisa, compostas por equipes de pesquisadores com variadas titulações, tais como estudantes de graduação, estudantes de mestrado e doutorado, mestres e doutores. A composição da equipe deve dar conta da metodologia proposta no projeto de pesquisa, a ser detalhada posteriormente.

Quantos grupos de pesquisa serão contemplados?

Todos os grupos qualificados após a manifestação de interesse serão convidados para detalharem seus projetos de pesquisa e propostas orçamentárias. Após este detalhamento e com base na análise efetuada pelo Comitê de Avaliação e Seleção – constituído por representantes da SME e UNESCO – até 4 (quatro) grupos de pesquisa serão contemplados para o desenvolvimento das pesquisas.

Qual o tempo máximo de realização das pesquisas?

O tempo máximo de duração das pesquisas é de 12 (doze) meses.

Quais são os temas a serem financiados?

A 1ª Seleção de Projetos de Pesquisa tem como objeto quatro temas:

  • A ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino;
  • Avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais;
  • Frequência na recuperação paralela: impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes;
  • Políticas de valorização profissional e de enfrentamento à evasão e ao absenteísmo docente na Rede Municipal de Ensino – RME.
Quais serão as atividades desenvolvidas ao longo do desenvolvimento das pesquisas, pelas instituições escolhidas nesse processo seletivo?

As instituições selecionadas ficarão responsáveis pela coordenação de grupos de pesquisa, elaboração de relatórios (produtos) relacionados com a área temática definida e participação em encontros e seminários organizados pela Secretaria Municipal de Educação e UNESCO, sobre os temas e pesquisas em desenvolvimento. 

O que devo fazer para participar da seleção de projetos de pesquisa?
Para participar da seleção de projetos de pesquisa, você precisa estar vinculada/o a um grupo de pesquisa, seja de uma universidade ou faculdade, pública ou privada, de um centro de pesquisa ou de entidades não governamentais que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas. Esse grupo deverá manifestar o interesse em um dos quatro temas que compõe a seleção. A manifestação de interesse é realizada a partir do preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado no link a seguir: <“>https://goo.gl/forms/CKG4nIccsQkQ8woJ2>. Para mais informações, sugerimos a leitura das Diretrizes para a Manifestação de Interesse

Para a manifestação de interesse é necessário já apresentar um projeto de pesquisa finalizado?

Não. Para a manifestação de interesse é necessário apenas informar dados gerais sobre: a instituição na qual o grupo de pesquisa está vinculado, a equipe prevista de pesquisa e ma proposta de projeto de pesquisa. O projeto preliminar de pesquisa deve conter um título, objetivos, metodologia, possíveis usos para a Administração Municipal e adoção dos princípios da Ciência Aberta no desenvolvimento da pesquisa. 

É possível enviar uma versão atualizada da manifestação de interesse?

Sim, é possível, sendo que apenas a versão mais recente será analisada. 

Quanto tempo será disponibilizado para o detalhamento dos projetos de pesquisa?

As instituições e grupos de pesquisa qualificados na manifestação de interesse terão cerca de um mês para apresentarem o detalhamento do projeto de pesquisa e da proposta orçamentária. Será disponibilizado para essas instituições e grupos de pesquisa um termo de referência com o formato do projeto e os itens que deverão compor a proposta orçamentária.  

Como fico sabendo do resultado?

Todas as informações deste processo seletivo, bem como seus resultados, serão divulgados na página do Programa de Cooperação em Pesquisa, sobre a 1ª Seleção de Projetos de Pesquisa: <http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/selecao-de-projetos-de-pesquisa/

Os recursos poderão ser destinados a que tipo de despesas?

Os recursos serão repassados às instituições contratadas e poderão ser utilizados para a remuneração dos membros da equipe de pesquisa, bem como para os demais custos correlatos à realização do projeto, incluindo-se, entre outros, aquisição de material permanente e organização de eventos.
Nos casos em que houver parcerias entre instituições, o repasse será feito exclusivamente para a instituição que realizou a inscrição, foi selecionada e contratada. Esta assumirá responsabilidade pela destinação dos recursos repassados, devendo observar eventuais impedimentos e vedações legais.

Mais alguma dúvida?

Envie a sua dúvida por escrito para o endereço eletrônico <patiodigital@sme.prefeitura.sp.gov.br>, colocando no assunto: “Esclarecimentos – Seleção 01/2018”.

As perguntas e as respectivas respostas serão divulgadas nessa página ao longo de todo o processo de seleção.