1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital

Tema: Alimentação Escolar

 

Já pensou em usar suas habilidades em programação e design para contribuir para a melhoria da educação pública?

Participe da seleção de aplicativos do Pátio Digital e ajude a implementar uma solução para aumentar a transparência sobre o cardápio da merenda das escolas públicas municipais!

A equipe selecionada implementará a solução tecnológica por meio de consultoria UNESCO. Inscrições de 18 de abril a 21 de maio. Confira todos os detalhes nesta página!

 

Conheça as equipes classificadas para a Etapa 2 – Imersão e Mini-Hackatona!

Etapa 1

 

Inscrição de ideias

Preencha o formulário, grave um vídeo de até um minuto e meio e envie um esboço da solução proposta. Podem concorrer equipes de 2 até 5 pessoas.

Etapa 2

 

Imersão e mini-hackatona

Serão selecionadas até 10 equipes, que vão conhecer com mais detalhes os desafios da alimentação escolar. Haverá 20 dias para aprimorar os protótipos.

Etapa 3

 

Seleção

Um comitê vai escolher a melhor proposta. A equipe vencedora implementará a solução tecnológica por meio de consultoria UNESCO.

Etapa 4

 

Implementação

A solução deverá ser implementada em até 90 dias, com a equipe técnica da SME e ficará disponível para uso em outras cidades.

Por que um  app para o cardápio escolar?

Todos os dias, a SME oferece mais de 2 milhões de refeições aos educandos da Rede Municipal de Ensino, em um complexo sistema de contratação e distribuição que envolve três diferentes modelos de gestão. A informação sobre quais refeições são previstas semanalmente é de fundamental importância para o acompanhamento nutricional por parte de pais e mães, além de ser imprescindível para o controle da prestação desse serviço por parte da sociedade. No entanto, publicado em Diário Oficial, hoje o cardápio está em formato pouco acessível aos cidadãos e, portanto, não cumpre essa finalidade. Em sua primeira edição, a Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital propõe o desafio de desenvolver uma solução de software para que a informação sobre o cardápio seja mais acessível à população.

 

Equipes selecionadas para a Etapa 2 – Imersão e Mini-hackatona

 

 

Confira a lista de equipes selecionadas e seus respectivos integrantes, em ordem alfabética por nome da equipe. Parabéns a todos(as) os(as) selecionados(as)! Os líderes receberam e-mails solicitando confirmações até esta terça-feira, 30/5.

 

  1. Bom Rango

Rodrigo Garcia Corbera (líder); Carla Maria Fernandes Corbera

  1. De olho na Alimentação Escolar

Emerson Andrade de Souza (líder); Marina Alves Queiroz Maluta; Mellina Mayumi Yogui Yonashiro; Alexandre Santos Costa; Gabriel Blumel Fontan Silva

  1. Equipe Unifenas

Raphael Pereira Duarte (líder); Cleiton de Sousa; Douglas Tiburcio Rodrigues; Hudson Rodrigues; Yago Oliveira e Silva Souza

  1. Merenda Digital

Luis Fernando Ribeiro Vedolin (líder); Ivanildo José dos Santos Júnior; Henrique Fernandes da Silva

  1. Merenda Escolar

Cinthia Marie Tanaka (líder); Carlos Alberto de Moraes Marin; Paulo Mei; Vinícius Garcia de Rezende

  1. MerendaSP

Felipe Correia Silva (líder); Milena Madeira; Tathyana Gouvêa

  1. Merendinha

Guilherme Cordeiro (líder); Mauricio Longato; Vitor Makiyama

  1. MerendinhaBot

Fernando Henrique Coelho Farias (líder); Thiago do Nascimento Garbulha; Willian Jose da Silva

  1. Merendô

Bruno Pinto Ferraz Fabbri (líder); Frederico Marques; Victor Macul

 

 

Dados e Informações

A 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital busca desenvolver e implementar um aplicativo que integre os dados e informações sobre os cardápios das escolas municipais e os disponibilizem de forma acessível à população.

Abaixo, estão disponíveis dois conjuntos de informações e dados importantes para o desenvolvimento da solução. Uma consiste na base de dados sobre o tipo de gestão da alimentação escolar por unidade educacional, disponível no Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo. A outra se trata dos cardápios publicados no Diário Oficial do município, agrupados por tipo de gestão, e que são republicados no Portal da SME.

Tira-Dúvidas

Listamos aqui algumas dúvidas que as equipes podem ter.

Será disponibilizado aos participantes do processo seletivo algum tipo de suporte, como servidor web e base de dados?

Com relação a dados, temos dois arquivos disponíveis para que as equipes possam pensar suas propostas, no link http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/selecaodeapps/ há a forma como o cardápio é divulgada hoje (arquivos de texto); e a base de escolas por tipo de gestão da merenda (CSV). No dia 3 de junho, haverá imersão das equipes com as pessoas técnicas da Secretaria para aprofundar nos desafios e na forma como os sistemas estão organizados hoje.

Quanto a servidor, a equipe selecionada vai utilizar a estrutura da Secretaria para prover sua solução. Estamos em contato com potenciais patrocinadores para que haja alguma oferta de serviço de armazenamento na etapa intermediária, para as 10 equipes finalistas, o que ainda não está confirmado.

A seleção será feita para a criação de uma aplicação web responsiva ou de um aplicativo móvel?

Escolhemos que o desenvolvimento será de uma aplicação web responsiva para facilitar a internalização da solução e a realização de manutenção evolutiva (pois não temos células que trabalham com framework mobile, como ionic e phonegap, na Secretaria). Se, durante o processo de imersão das equipes na secretaria e/ou desenvolvimento houver a necessidade de uma funcionalidade disponível apenas em uma solução híbrida, por exemplo, ela poderá ser considerada. Mas pedimos que nessa fase inicial de ideias sejam pensadas soluções web que possam funcionar em mobile.

Uma empresa pode participar da seleção ou esta será restrita a pessoas físicas?

É necessário que o líder da equipe seja pessoa física, acima de 18 anos, pois ao final do processo o contrato de consultoria será firmado com esta pessoa. O protótipo mais bem avaliado será desenvolvido por meio deste contrato e seu código licenciado de forma aberta (GPL v3).

Caso meu grupo seja selecionado, será necessária dedicação integral à implementação do aplicativo?

Não será necessária dedicação integral. O contrato vai prever entregas parciais em cronograma a ser pactuado.

Ainda tem dúvidas?

Você pode nos enviar um e-mail ou entrar no grupo de discussão do Telegram. Todas as dúvidas respondidas serão acrescentadas na seção “Tira-Dúvidas” deste site.